4 dicas pra construir gastando menos

Ter uma casa própria não é sonho de poucos, mesmo com a crise econômica que o Brasil enfrenta. É fato que o brasileiro mudou sua forma de consumir: um estudo promovido pelo Data Folha, divulgado em janeiro deste ano, apontou que 91% da população passou a gastar menos, em relação a 2014.

Por outro lado, a pesquisa também apontou otimismo, quando se trata de conquistar a casa própria. 35% dos entrevistados acreditam que, em 2016, conseguirão alcançar o tão almejado sonho. E pretendem, claro, fazer isso gastando menos.

Mas, a verdade é que a casa perfeita, exatamente do jeito que sonhamos, nem sempre existe prontinha para morarmos. Este é um dos motivos que muitas pessoas acabam optando por construir uma casa, em vez de comprar um imóvel pronto.

construir-01

Em tempos de crise, que a economia é fundamental, reduzir gastos é uma meta a ser cumprida. É claro que nem sempre construir sai mais barato que a casa pronta. O valor que será gasto na construção vai depender totalmente das escolhas feitas, para atender as necessidades do morador. Para que o grande sonho não se torne um real desastre, é bom estar atento a algumas dicas que você precisa saber antes de começar a construir a casa perfeita:

construir-04

1. Escolha do terreno: para aqueles que vão começar a procurar o terreno ideal para a construção, devem prestar atenção no tamanho e na localização. Um terreno que o valor seja bem abaixo do que o mercado pratica pode estar comprometido com alguns problemas. Também é importante consultar a prefeitura municipal para solicitar detalhes sobre a área: você precisa saber qual o tipo de construção é permitida naquele local, se não se trata de uma parte de reserva ambiental, ou é um espaço em processo de desapropriação, por exemplo. Também é necessário observar com cautela a documentação do terreno. Só feche negócio se o seu terreno não ameaçar a sua futura construção!

construir-06

2. Projeto é imprescindível: é certo que um terreno te dá um leque de possibilidades, já que você pode fazer tudo da melhor forma possível, para atender as necessidades dos moradores da residência. E você pode sim, fazer o que quiser, mas tenha em mente que um profissional especializado para projetar as suas ideias é fundamental. Não pense que um arquiteto ou um designer é dispensável para apoiar uma reforma. São esses profissionais que definirão a melhor forma de executar o projeto, além de indicar os melhores materiais para a construção e detalhar quanto cada etapa vai custar e quanto tempo vai demorar.

construir-02

3. Planejamento financeiro: praticamente tudo na vida tem um resultado melhor quando se planeja com certa antecedência. No caso de uma construção, esta é uma etapa fundamental. Tenha tudo em mãos: as tabelas, os gastos calculados que você poderá ter (incluindo os profissionais, os materiais necessários e até pequenos detalhes do acabamento). Planejar garante que você não tenha muitas surpresas.

construir-07

4. Se atente à mão de obra: se tem algo difícil é contratar bons profissionais, pode perguntar pra qualquer um que esteja no processo de construção. Além de muitos cobrarem altos valores, nem todos são tão competentes. Se você não conhece profissionais da área, peça indicação, procure saber o histórico das pessoas que você está pensando em contratar. A escolha de um profissional errado pode atrasar a sua obra ou fazer com que você perca parte do investimento pela necessidade de refazer os serviços. Dê prioridade àqueles com referência, que trabalhem sob contrato e que cumpram a legislação.

Escolhendo o melhor terreno possível, sem abrir mão do projeto para construção, levando em consideração o orçamento da obra, através de orçamento e planejamento, e com os profissionais certos, a sua construção vai ser um sucesso (e sem gastos desnecessários).

Mundo das Casas

O Mundo das Casas é o maior portal de Decoração, Arquitetura, Imóveis e Construção Civil do Brasil!

Posts relacionados

thumbnail
hover

Tijolos 14 X 29, vantagens em...

Os tijolos com as medidas de 14x19x29 cm são ideais para serem usados nas paredes externas das construções, pois tem grande capacidade de...

thumbnail
hover

Piscinas com vidro

Cada vez mais o mundo do design e arquitetura tem ganhado uma ar futurístico e não foi diferente com as piscinas. Tendência e sucesso nos...

thumbnail
hover

Fita métrica inteligente

Caso você é uma daquelas pessoas que sentem dificuldade de medir algumas superfícies, objetos cilíndricos e móveis, não vai acreditar ...

Deixe seu comentário